Record TV investe em novelas turcas e lança “Força de Mulher”

A Record TV resolveu diversificar sua grade de programação na área da teledramaturgia ao anunciar que a partir de 29 de julho exibirá novelas turcas no horário nobre. A emissora de Edir Macedo escolheu “Força de Mulher” para substituir a produção bíblica “A Rainha da Pérsia” no horário das 21h45. A notícia chega como uma surpresa para o público que não esperava ver produções do gênero em uma emissora de TV aberta que sempre focou nas séries bíblicas.


Novelas turcas conquistam o público brasileiro


As novelas turcas passaram a ganhar popularidade no Brasil com a Band que exibiu várias novelas turcas em sua programação, mas depois  mudou o foco para as produções portuguesas, e desde 2019 não exibe nenhum título do formato em sua grade.

Enquanto ocupa o horário com “Força de Mulher”, a Record continua com os trabalhos de produção da 12ª temporada da novela bíblica “Reis”. A história turca que ocupará o horário da noite foi batizada de “Kadin”, título original em seu país de origem, a Turquia.

Atualmente, enquanto se prepara para exibir “Força de Mulher” em seu horário nobre, a Record vive o processo de produção da 12ª temporada da novela bíblica “Reis”. 

“Força de Mulher” ganhou popularidade em mais de 40 países, e é baseada na série japonesa “Mulheres, Minha Vida Para Meus Filhos”, com um total de 81 capítulos divididos em três temporadas. 

A história mostra a vida de Bahar (Özge Özpirinçci), uma mulher comum e humilde que se apaixona por Sarp (Caner Cindoruk), imaginando ser ele o amor de sua vida. Eles se casam e têm dois filhos, dando origem a uma família aparentemente feliz. Em meio a tanta felicidade, a novela toma um rumo trágico com a morte de seu esposo em um acidente sem explicação, mudando completamente a vida da protagonista que enfrentará muitos obstáculos e provações.


Novelas turcas garantem audiência em vários países


Assim como várias outras novelas turcas, “Força de Mulher” alcançou altos índices de audiência em diversos países, incluindo Turquia, Argentina, Estados Unidos e Espanha. No Chile, a novela também se destacou, tornando-se uma das mais assistidas a partir do segundo episódio.

A produção também faz parte da programação do canal fechado TNT Novelas e está no ar desde janeiro deste ano ao lado de outras novelas turcas e diversas produções estrangeiras. Na TV aberta, será mais uma alternativa para o público que prefere as novelas produzidas na Turquia.


“Reis” deve voltar após o fim das novelas turcas


Denominada “A Emboscada”, a 12ª temporada da épica saga bíblica está programada para ingressar no catálogo do Univer Vídeo em agosto. Este serviço de streaming da Igreja Universal disponibiliza os episódios da série antes de sua exibição na Record. A próxima fase promete explorar o reinado de Abias (interpretado por Gabriel Vivan), filho e sucessor de Roboão (interpretado por Heitor Martinez) — um dos personagens centrais da temporada anterior.

Já a 13ª temporada da novela está em fase de preparação. Cristiane Cardoso tem trabalhado na escrita dos novos episódios desde maio, mas a estreia desta parte está prevista apenas para 2025. Desde o ano passado, a Igreja Universal do Reino de Deus assumiu a produção das novelas da Record, que agora atua como compradora de episódios finalizados, deixando de lado seu papel anterior como produtora.