O Litoral do Paraná terá um aumento de 5% no número de postos de guarda-vidas durante a temporada do “Verão Maior Paraná”. Desde setembro, alguns dos principais pontos de praia já estão sendo monitorados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). A partir do dia 14 de dezembro, o efetivo total de guarda-vidas estará em ação, com distribuição em 100 locais de banho, além de atividades de monitoramento itinerantes.
O major Fabricio Frazatto, comandante do 8º Grupamento de Bombeiros e coordenador operacional da Costa Leste, informou que o reforço será visível em todos os municípios litorâneos, incluindo Guaratuba, Matinhos, Morretes, Pontal do Paraná, Ilha do Mel, Paranaguá e Antonina, onde as ações serão intensificadas aos fins de semana e feriados.
Além da equipe do 8º Grupamento, bombeiros de diversas regiões do Estado e cerca de 270 guardas-civis voluntários se juntarão ao trabalho de monitoramento e salvamento, totalizando mais de 800 profissionais empenhados na segurança do Litoral.
Atualmente, já estão em operação vários postos de guarda-vidas, incluindo na Curva do Félix, Ponte de Ferro e Porto de Cima em Morretes; Praia Central, Volta das Canoas, Brejatuba I, Curaçao, Candeias, Nereidas II e Coroados II em Guaratuba; Caiobá, Trombeta, Sesc, Av. Curitiba, Riviera II, Betaras e Associação em Matinhos; e Monções I, Leste II, Ipanema II, Shangri-la II e Pontal I em Pontal do Paraná.
Além do aumento nos postos, as novas estruturas de trabalho serão mais seguras e confortáveis, utilizando contêineres com sistemas para prevenir descargas elétricas causadas por raios e oferecer proteção térmica aos profissionais.
Neste ano, os drones serão empregados em maior número para auxiliar no monitoramento das praias, especialmente durante horários em que os postos de guarda-vidas não estão abertos. Também haverá bicicletas elétricas à disposição dos profissionais para facilitar o deslocamento em áreas com grande distância entre os postos, complementando o trabalho já realizado por viaturas, quadriciclos e embarcações.