
O Paraná registrou três novos casos suspeitos de intoxicação por metanol, substância tóxica presente em bebidas alcoólicas adulteradas, segundo atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As vítimas são um homem de 30 anos e uma adolescente de 17, em Curitiba, e um jovem de 20 anos em Piên, na Região Metropolitana. Todos estão internados.
O estado já contabiliza três casos confirmados em Curitiba, envolvendo homens de 36, 60 e 71 anos. Eles continuam hospitalizados e sob acompanhamento médico, com melhora clínica reportada.
Além disso, outros dois casos, em Maringá e Toledo, ainda estão em investigação e aguardam resultados laboratoriais. Notificações em Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Cruzeiro do Oeste já foram descartadas.
Para conter o surto, o Paraná solicitou 424 ampolas de etanol farmacêutico, que devem ser entregues na próxima semana. O secretário de Saúde, Beto Preto, reforçou a necessidade de cautela e atenção à procedência e validade de bebidas destiladas.
A Sesa também emitiu nota técnica às regionais de saúde, reforçando a importância do monitoramento e da notificação imediata de casos suspeitos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e às vigilâncias municipais.