Meteorologista norte-americano anunciou que a Team Dominator deve viajar para a região nas próximas semanas e relacionou aumento da atividade de tornados às condições de El Niño

O tornado que atingiu a área rural de Piraí do Sul, nos Campos Gerais do Paraná, no último sábado (8), colocou o Sul do Brasil no radar de um dos mais conhecidos caçadores de tempestades do mundo. O meteorologista norte-americano Reed Timmer anunciou nas redes sociais que sua equipe, a Team Dominator, pretende viajar para a região nas próximas semanas para acompanhar tempestades severas.
Timmer ganhou notoriedade internacional por perseguir e registrar tornados e outros fenômenos meteorológicos extremos. Após a repercussão do fenômeno registrado em Piraí do Sul, ele publicou uma série de mensagens sobre a situação no Sul do Brasil e chamou atenção para a influência do El Niño sobre as condições atmosféricas da região.
Em uma publicação no X, o meteorologista afirmou que o fenômeno climático estaria “supercarregando” o chamado Corredor de Tornados da América do Sul.
“O El Niño está intensificando drasticamente o ‘Corredor de Tornados’ da América do Sul — com a ocorrência de tornados de categoria F5 diariamente no sul do Brasil, do final do inverno ao início da primavera. A equipe Dominator parte para o sul em breve.”
Em outra publicação, Timmer reforçou a preocupação com a atividade de tempestades severas na região:
“O ‘Corredor de Tornados’ da América do Sul está ficando fora de controle. Precisamos descer para o Sul.”
A afirmação sobre a ocorrência diária de tornados de categoria F5, porém, é uma declaração do próprio caçador de tempestades e não representa uma previsão meteorológica oficial para o Brasil. A população deve continuar acompanhando os alertas emitidos pelos órgãos oficiais.
Tornado em Piraí do Sul deixou moradores desalojados
O fenômeno que chamou a atenção de Timmer atingiu a área rural de Piraí do Sul no final da tarde de sábado (8). O tornado afetou cerca de 20 residências e deixou 20 pessoas desalojadas, que precisaram deixar suas casas e foram acolhidas por familiares.
As comunidades de Capinzal, Jararaca, Fundão e Santo André foram atingidas. O bairro Santo André fica a aproximadamente 30 quilômetros do centro de Piraí do Sul.
A força dos ventos também provocou a queda de árvores sobre trechos de rodovias, contribuindo para o isolamento de parte da região.
Segundo o Simepar, as características observadas nas imagens encaminhadas ao Centro Operacional indicaram a ocorrência de um tornado. A intensidade do fenômeno, entretanto, depende da avaliação técnica dos danos provocados na área atingida.
Com o episódio de Piraí do Sul, o Paraná chegou ao 10º tornado identificado em 2026, conforme levantamento divulgado pela Banda B.
Antes do fenômeno nos Campos Gerais, já haviam sido identificados tornados em Turvo, Inácio Martins, Nova Cantu, Laranjeiras do Sul, Cruz Machado, Reserva, Mercedes, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.
O Paraná ainda registra na memória os impactos do tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, em novembro de 2025. Classificado como F4, o fenômeno deixou seis mortos e aproximadamente 800 feridos.
El Niño está presente no Pacífico
A relação feita por Reed Timmer entre a atividade de tempestades severas e o El Niño ocorre em um período no qual o fenômeno climático está presente no Pacífico Equatorial.
O Centro de Previsão Climática da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) informou que as condições de El Niño estavam presentes e deveriam continuar durante agosto. Em julho, a temperatura da região do Niño 3.4 estava cerca de 1,3°C acima da média, condição compatível com um El Niño de intensidade moderada.
O Simepar também confirmou a presença do fenômeno e apontou que seus efeitos devem se intensificar durante o inverno, com previsão de pico entre a primavera e o verão de 2026/2027.
Uma atualização do órgão paranaense indica ainda que o El Niño pode favorecer chuvas acima da média principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, com destaque para a bacia do Rio Iguaçu.
O que é o Corredor de Tornados da América do Sul?
A expressão “Alameda dos Tornados” ou “Corredor de Tornados” da América do Sul não corresponde a uma divisão geográfica oficial. O termo é utilizado para descrever uma extensa área do continente onde há ocorrência relativamente frequente de tempestades severas e tornados.
A região costuma abranger áreas do Sul do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
As condições atmosféricas locais podem favorecer tempestades intensas quando há combinação de calor e umidade com sistemas meteorológicos capazes de produzir forte instabilidade. Mudanças na direção e na velocidade dos ventos com a altitude também podem contribuir para a formação de tempestades organizadas e tornados.
É justamente esse cenário que desperta o interesse de caçadores de tempestades como Reed Timmer.
Quem é Reed Timmer?

Reed Timmer é um meteorologista e caçador de tempestades norte-americano conhecido por acompanhar fenômenos extremos de perto. Ele possui doutorado em meteorologia pela Universidade de Oklahoma e lidera a Team Dominator, especializada na interceptação e documentação de tempestades severas.
Sua fama internacional aumentou principalmente após sua participação na série “Storm Chasers”, exibida pelo Discovery Channel. Timmer também participou de documentários sobre fenômenos meteorológicos extremos e, ao longo de mais de duas décadas de atividade, registrou alguns dos tornados mais impressionantes dos Estados Unidos.
A equipe utiliza veículos especialmente preparados para enfrentar condições severas. O atual Dominator 3, por exemplo, foi construído sobre um chassi de Ford F-350, pesa aproximadamente 10 mil libras, o equivalente a 4,5 toneladas, e foi projetado para resistir a detritos, granizo e ventos muito fortes.
O veículo também conta com sensores utilizados para coletar informações durante as tempestades.
Timmer já utilizou ainda sondas e foguetes equipados com sensores para obter dados dentro de tornados. Em 2019, sua equipe conseguiu lançar uma sonda em um tornado no Kansas para medir características do vórtice.
População deve acompanhar os alertas oficiais
Apesar da repercussão das declarações de Reed Timmer, a população do Sul do Brasil não deve interpretar as publicações como confirmação de que tornados extremos atingirão determinadas cidades.
A ocorrência e a intensidade de tempestades severas dependem de condições atmosféricas que precisam ser monitoradas continuamente. Por isso, em situações de risco, a orientação é acompanhar os alertas e as previsões divulgados pelos órgãos oficiais de meteorologia e pela Defesa Civil.
A viagem anunciada por Timmer e pela Team Dominator mostra, no entanto, que a sequência de fenômenos severos registrada na região já desperta atenção internacional entre especialistas e caçadores de tempestades.